Home » Sem Categoria Definida » O SINTSHOGASTRO-PIAUÍ CONQUISTA REAJUSTE SALARIAL DE 9,57% RETROATIVO A JANEIRO DE 2021 E MANUTENÇÃO DE TODAS AS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO COLETIVA.

Por Franklin Batista  14/10/2021 as 19:35hrs

Em fevereiro desse ano o SINTSHOGASTRO PIAUÍ iniciou o processo de DISSÍDIO COLETIVO buscando resolver os empecilhos criado pelo Sindicado dos Empresários para aprovação do novo reajuste salarial da nossa categoria e outras melhorias financeiras. Nosso processo foi julgado procedente, porém o Sindicato patronal buscando tumultuar o andamento processual protocolou mais um recurso e solicitou audiência de conciliação na tentativa de retardar mais ainda o processo.

Durante as negociações sempre nos mantivemos firmes e não abrimos mão de nenhum dos direitos que conquistamos com muitas lutas, assim como respondemos o recurso protocolado informando a real intenção do Sindicato patronal, que é a retirada de direitos da categoria.

No dia 15 de setembro os embargos com efeitos modificativo foram julgados improcedentes e o acórdão que garante o novo salário foi mantido.

Considerando a decisão do Pleno do TRT por unanimidade pela segunda vez que deferiu um reajuste salarial de 9,57% sobre o salário de dezembro de 2020, para quem ganha o piso e para quem ganha acima do piso, a partir do dia 01 de janeiro de 2021 à 31 de dezembro de 2021 elevando o piso da categoria para R$ 1.145,00 ( um mil cento e quarenta e cinco reais).

Considerando que o índice de reajuste de 9,57% para o ano de 2021, sem ganho real, é a soma da inflação dos anos de 2019 e 2020 devido não ter havido reajuste salarial em 2020. Portanto a decisão do TRT foi com base no parecer do MPT que orientou que o reajuste não pode ser inferior ao acumulo da inflação do período.

Considerando que entre o primeiro e o segundo julgamento do pleno do TRT, no mês de agosto, houve uma nova mesa de conciliação, solicitada pelo sindicato patronal, onde não foi questionado os reajustes de nenhuma das clausulas econômicas, mas sim da ultratividade das cláusulas da alimentação e das contribuições do sindicato laboral, que foi negado de imediato.

Portanto o SINTSHOGASTRO-PI informa que as empresas do seguimento devem fazer o reajuste salarial e o pagamento das diferenças salariais retroativos à 1º de janeiro de 2021, anotado em folha de pagamento discriminando o período e o valor do retroativo que está sendo pago.

FRANKLIN BATISTA DE SOUSA

Filie-se AQUI

SINTSHOGASTRO-PIAUÍ,

Construindo uma Nova História!

Juntos Somos Mais Fortes!

FALE DIRETO COM O PRESIDENTE NO WATSAPP A BAIXO:
Franklin Batista (86) 994724969