Grande parte da Categoria de trabalhadores do setor Hoteleiro e gastronômico são discriminado pelo Conselho Municipal de Saúde de Teresina no que diz respeito a vacinação contra COVID-19

Por Franklin Batista 14/07/2021 as 16:11hrs

O Sindicato dos trabalhadores em hotelaria e gastronomia do estado do Piauí “SINTSHOGASTRO-PI”, vem desde janeiro tratando do pedido de prioridade na vacinação contra a COVID-19 para nossa categoria, entendemos que nesse momento tão difícil em que vivemos toda a sociedade deveria ser tratada como prioridade, por isso sempre defendemos e lutamos pela vacinação em massa da população. Fizemos vários ofícios que encaminhamos para todos os vereadores da capital, para todos os deputados estaduais do Piauí, para o Governador do Estado na pessoa do Senhor Wellington Dias, para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) na pessoa do Doutor Gilberto Albuquerque, para o Conselho Municipal de Saúde, para a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI) na pessoa do Doutor Florentino Neto, encaminhamos também ofício para o prefeito de Teresina na pessoa do Doutor Pessoa, no qual a recepção da prefeitura nos informou que o Prefeito não receberia esse tipo de ofício.

Tivemos uma conversa com o deputado estadual Franzé Silva no dia 28 de maio de 2021, onde ele nos garantiu que iria apresentar requerimento propondo inclusão de toda a nossa categoria de trabalhadores de Hotelaria, Bares e restaurantes como prioridade na vacinação, no qual o requerimento foi aprovado em 18/06/2021, no dia 24 de junho fomos recebido pelo secretário estadual de saúde Doutor Florentino Neto que por sua vez nos recebeu super bem e com grande presteza a nossa categoria, nos informou que já fazíamos parte dos grupos essenciais de vacinação a pedido do deputado Franzé Silva, conforme Nota Técnica do ministério da saúde e nos orientou a fazer um novo pedido de vacinação para o conselho municipal de saúde de Teresina.

No dia 29 de junho o Presidente da secretaria Municipal de Saúde de Teresina, Doutor Gilberto Albuquerque nos recebeu na sede da FMS, onde também nos deu bastante atenção, falou que já foi inclusive trabalhador da nossa categoria e que também vê a nossa categoria como preferencial na vacinação, mas que quem coordena essa pasta é o Conselho Municipal de Saúde, então no mesmo dia procuramos conversar com alguém da coordenação do Conselho Municipal de Saúde de Teresina para tentarmos a viabilidade para vacinar todos da categoria, no qual fomos informados na recepção do conselho que não havia possibilidade de atendimento para nossa categoria naquela entidade e nos orientaram a fazer um ofício justificando o nosso pedido de abranger toda a nossa categoria e assim o fizemos logo no dia seguinte, onde protocolamos o OFÍCIO para apreciação deste conselho que até a publicação dessa matéria não nos responderam nada, e pelo que consta no site da FMS continua somente para Garçons/Garçonetes e Cozinheiros/Cozinheiras, e até esse momento também não prestaram nenhum esclarecimentos.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina abre agendamento para a vacinação contra a Covid-19 hoje, quarta-feira (14) as 18:00hrs para novos grupos prioritários que incluirá a categoria de cozinheiras(o), garços e garçonetes. O agendamento iniciará às 18h e deve ser feito pelo site da FMS.

Documentação necessária

No dia da imunização, é preciso apresentar os seguintes documentos:

Por enquanto será somente para os trabalhadores e trabalhadoras de carteira assinada, lembrando que junto a documentação para apresentar no dia da vacinação deve ser levado uma declaração da empresa onde o churrasqueiro, o pizzaollo(a), o(a) auxiliar de cozinha e outras categorias vão pedir para a empresa fazer uma declaração com os dados da empresa e assinatura do responsável dizendo a sua função, por exemplo: o funcionário “TAL” é trabalhador em nosso estabelecimento no setor da cozinha e exerce a sua função na churrasqueira, e assim tentar resolver esse impasse por enquanto.

Filie-se AQUI

SINTSHOGASTRO-PIAUÍ.

Construindo uma Nova História!

Juntos Somos Mais Fortes!

FALE DIRETO COM O PRESIDENTE NO WATSAPP A BAIXO:
Franklin Batista (86) 994724969