Home » Sindicato » Feliz dia dos trabalhadores e trabalhadoras

Feliz dia dos trabalhadores e trabalhadoras

Por Franklin Batista

01/05/2021  09:14

Primeiro de maio é o Dia do Trabalhador, data que teve origem da primeira manifestação de milhares de trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Três anos depois, em 1891, o Congresso Operário Internacional convocou, na França, uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. A primeira acabou com 10 mortos, em consequência da intervenção policial.

Foram os fatos históricos que transformaram o Primeiro de maio no Dia do Trabalhador. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram em exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e alguns anos depois a Rússia fez o mesmo.

Que o dia Primeiro de Maio seja de muita reflexão sobre a vida e a luta do trabalhador Brasileiro, em especial, os trabalhadores da Rede Hoteleira e Similares do Piauí, que a cada dia avançam mais na conquista de seus direitos. Que Deus abençoe a todos!

O nossos Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que, faça chuva ou faça sol, se levantam diariamente em busca de um futuro melhor.

Estamos em tempos difíceis, mais vamos vencer essa pandemia!

Feliz Dia do Trabalhador!

São os desejos de toda diretoria do Sindicato da Hotelaria e gastronomia do estado do Piauí – Juntos Somos Mais Fortes!