Diante da grande repercussão da greve dos trabalhadores da hotelaria, iniciada nessa sexta – feira, 23 de dezembro, os patrões resolveram negociar o novo reajuste salarial com o sindicato da categoria. A proposta do sindicado laboral é que o salário base da categoria seja reajustado em 10 por cento, os empresários ofereceram reajuste de apenas 4,5 por cento. Proposta foi considerada indecente e durante assembleia geral os trabalhadores decidiram pela greve.
Na manhã do primeiro dia de mobilização, os grevistas saíram em caminhada pelas principais ruas do centro de Teresina, a região é estratégica por ter a maior concentração de restaurantes self – service (venda de comida por quilo) e de lanchonetes. O protesto dos hoteleiros nas ruas provocou o fechamento de muitos desses estabelecimentos que amargaram prejuízos na antevéspera do Natal, período em que o centro da cidade é tomado pela população que vai às compras de fim de ano.
Os protestos dos trabalhadores da hotelaria entraram pela noite. Os restaurantes da região leste da Capital foram o alvo principal. Entre as empresas alvo dos protestos dos trabalhadores estão o McDonald’s e o Giga Pizza, onde aconteceram paradas estratégicas para diretores do sindicato explicarem aos trabalhadores o porquê da greve.
Outra parada aconteceu em frente ao restaurante Favorito, onde os manifestantes jantarem suas quentinhas sob os olhares da diretoria do sindicato dos patrões, que observaram a mobilização dos trabalhadores, mas observaram também a união da classe na luta pelos direitos da categoria.
Com a forte mobilização dos trabalhadores da hotelaria, os patrões resolveram recuar da proposta de reajuste de 4, 5 por cento e querem nova negociação com a categoria, marcada para segunda – feira, dia 26 de dezembro, às nove horas da manhã, na Superintendência Regional do Trabalho.
Diante desta possibilidade, a diretoria do Sindicato da Hotelaria declara suspenso o movimento grevista até a data da reunião com os patrões.
A diretoria do SINTSHOGASTRO Piauí aproveita para parabenizar e agradecer a todos os trabalhadores e trabalhadoras que acreditaram na luta e saíram às ruas para lutar pelos direitos conquistados à custa de muita luta e perseverança. Parabéns, Hoteleiros pela união e garra!
Estamos fazendo bonito. Nosso protesto foi pacífico com caminhadas pelas ruas, com palavras de ordem durante o trajeto, mas sem nenhuma agressão física.
Neste momento de luz e solidariedade, a diretoria SINTSHOGASTRO, na pessoa do presidente, Udelci Coelho e Família, deseja a todos os trabalhadores da hotelaria um Natal repleto de bênçãos, fé e amor!
Feliz Natal!